sábado, maio 03, 2008


Abaixo estou divulgando a Nota de esclarecimento do DCE (Diretório Central dos Estudantes da UnB) sobre as eleições da ADUnB. Acredito ter sido a decisão mais correta tomada antes de ter acesso oficial as cartas-programa das chapas que disputam o processo.

Defendo que pelo menos três eixos devem estar contemplados no programa de uma Chapa que deve ser apoiada pelo DCE:

1. Posição clara em relação as políticas educacionais do Governo Lula - Isto quer dizer posição contrária à Reforma Universitária, ao REUNI e ao conjunto de medidas que vem sendo apresentadas por este governo no sentido de aprofundar o desmonte da Universidade Pública.

2. Garantia da autonomia e independência do sindicato em relação a administração superior da UnB;

3. Compromisso visceral com a democratização da universidade, isto significar fortalecer a campanha pela paridade e apontar para uma gestão ainda radicalmente mais democrática.
------------------------------------------------------------------

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO DCE

O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães da Universidade de Brasília é uma entidade independente de representação dos estudantes da UnB.
Os estudantes da UnB foram protagonistas de um processo de luta vitorioso que desencadeou a derrubada de uma gestão corrupta e truculenta e também abriu um espaço de amplas possibilidades para mudanças estruturais em nossa universidade. A ocupação do prédio da Reitoria da UnB envolveu profundamente estudantes, professores e servidores técnico-administrativo, demonstrando que a luta é capaz de resultar em grandes mudanças na nossa realidade.
Por tudo isso o DCE acredita que é necessária a unidade dos setores lutadores que neste momento conseguiram tantas vitórias e mudanças. Nas eleições da ADUnB defendemos da mesma forma a unidade dos setores que acreditamos lutar contra as políticas privatistas do Governo Lula, como a Reforma Universitária, o REUNI e as fundações privadas nas universidade públicas.
A ADUnB tem sido uma importante parceira do Coletivo NADA SERÁ COMO ANTES desde que este ainda era oposição à antiga Gestão do DCE-UnB, a Para Todos, prestando apoio enquanto sindicato na tarefa de contribuir com as lutas em defesa da universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade. O Comitê UnB Livre e diversos professores que não se organizam em qualquer grupo também foram importantes parceiros neste processo político.
Nós rechaçamos quaisquer professores que se auto-proclamem arautos do processo de mobilização dos estudantes. Acreditamos também que seja importante esclarecer que dois diretores do DCE-UnB participaram da Reunião que realizou-se no MEC e não houve qualquer defesa de nomes para a Reitoria pró-tempore e as entidades e o movimento de ocupação reafirmaram seu caráter independente. Não corroboramos com qualquer professor que aposte na divisão ou ingerência no Movimento estudantil de forma a criar uma relação conflituosa assim como não aceitamos ataques pessoais a qualquer membro da diretoria do DCE.
Preservando a unidade da esquerda a partir de um programa claro, o DCE aguardará a carta-programa das chapas inscritas nas eleições da ADUnB para decidir se prestará apoio público a algum dos agrupamentos. Desde já afirmamos a unidade contra a chapa 1, que no nosso entendimento representa um setor conservador que não é capaz de representar o movimento docente de forma independente e democrática.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES HONESTINO GUIMARÃES
DCE-UnB
GESTÃO NADA SERÁ COMO ANTES

Sem comentários: