Dois acontecimentos marcaram as ultimas semanas, o primeiro foi a trágica violência sofrida por dirigentes de uma ONG de defesa dos direitos de homossexuais em São Paulo, o ataque foi brutal e demonstrou como o preconceito pode se reverter em atitudes irracionais e facistas.
Este tipo de violência tem sido denunciada pelos movimentos sociais que atuam com estas populações há vários anos. Em 2004 o Grupo Gay da Bahia divulgou um estudo , o qual, afirmava que um homossexual era agredido e até morto a cada 48h no Brasil.
A violência sofrida pelo militante em São Paulo é ápenas uma demonstração da situação estrutural do preconceito e discriminação.
As política públicas que respondem a esta situação hoje no Brasil são basicamente retóricas e não conseguem nem minimamente atender as necessidades reais de investimento.
O outro acontecimento foi a condenação de um jovem também em São Paulo a pagar uma multa de 14 mil reais por discriminar e agredir um homossexual. Este caso deve ser usado como exemplo para que a justiça demonstre que há mecanismos de punição para os homofóbicos mais raivosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário